quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Mudança no clima confunde espécies migratórias


Elevação das temperaturas faz com que eles vão para o lugar errado na hora errada. Alerta foi feito por especialista das Nações Unidas.

    Pássaros, baleias e outros animais migratórios estão sofrendo com o aquecimento global, porque a elevação das temperaturas faz com que eles vão para o lugar errado na hora errada", disse Lahcen el Kabiri, vice-chefe da Convenção de Espécies Migratórias, entidade da Organização das Nações Unidas (ONU) que tem sede em Bonn.
     Segundo ele, espécies migratórias como morcegos, golfinhos, antílopes e tartarugas ficam com seu relógio biológico desregulado com o aquecimento do planeta.
      "Eles são os sinais de alerta mais visíveis -- indicadores que sinalizam as mudanças dramáticas em nossos ecossistemas causadas em parte pelas mudanças no clima", disse ele a delegados que participam da conferência da ONU sobre o problema, que começou na segunda-feira e vai até o dia 18.
Muitos animais estão migrando na hora errada, ou então deixando de migrar, porque as estações estão menos diferentes entre si. Com isso, eles ficam vulneráveis a ondas de calor, de frio e a estiagens.
Entre os pássaros, por exemplo, os grous estão começando a passar o inverno na Alemanha em vez de voar para o sul, para a Espanha ou Portugal. "Um inverno rigoroso pode dizimar a população", disse ele.
      "As mudanças no clima afetam todas as espécies migratórias", disse o marroquino El Kabiri. Ele acrescentou que às vezes as baleias ficam no lugar errado para se alimentar de peixes e plânctons, que estão crescendo mais perto dos pólos por causa da elevação da temperatura dos oceanos.
         No Ártico, as florestas podem tomar conta dos locais de tundra, atrapalhando a vida dos pássaros que fazem ninhos no chão. O clima mais quente também pode levar mais predadores para o norte.
       Os pássaros estão nascendo mais cedo por causa do calor, mas às vezes não a tempo de obter alimento. A Convenção de Espécies Migratórias e o Acordo Africano-Eurasiático de Aves Aquáticas Migratórias, também da ONU, disseram que vão ressaltar os problemas enfrentados pelos pássaros devido às mudanças climáticas com uma série de eventos nos dias 12 e 13 de maio.

Fonte: 
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL32854-5603,00-MUDANCA+NO+CLIMA+CONFUNDE+ESPECIES+MIGRATORIAS.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário